quarta-feira, 5 de maio de 2010

A alegria de uma vida em unidade com Cristo


 Por Pedro dos Anjos

Sucesso, saúde, conforto, prosperidade, um ótimo emprego, uma reputação, uma religião, ou melhor, um lado espiritual independente de religiões(a moda agora é essa). Ahhh... uma vida realizada. Essas têm sido as preciosidades nas vidas de muitos. Pessoas passam muito tempo perseguindo realizações e seguindo fórmulas para conquistar uma felicidade plena. As teologias que exaltam o "pare de sofrer!"ou o "tome agora posse de sua benção!" lotam igrejas e não é por acaso. Só que a plenitude de alegria não se encontra em nada disso. Isso só torna as pessoas mais e mais cheias de si. Jesus afirma que o nosso coração estará onde estiver o nosso tesouro. É imprescindível ao cristão em sua busca pela alegria que o seu coração esteja em Jesus, que somente ele seja o seu preciso tesouro, é firmada nele que a alegria é real, plena e inabalável.

Diferentemente da alegria fugaz que predomina nesse mundo, a alegria cristã não é baseada em circunstâncias nem é limitada por uma sensação de bem-estar. Ela vai muito além do prazer momentâneo e da falta de preocupações. Podemos chegar a essa conclusão quando nos reportamos a alegria expressa na vida dos seguidores de Cristo na Bíblia, ela era radicalmente louca aos olhos do mundo. Tomemos o exemplo de Paulo. Em meio a constantes aflições e perigos, Paulo tinha o Senhor como fonte de todo ânimo. Em 2 Coríntios no capítulo 11, do versículo 23 ao 29, o apóstolo lista algumas aflições pelas quais passou, incluindo ter sido chicoteado, preso, agredido com porretes, apedrejado, viajado em navios que naufragaram, passado fome e sede. Em tudo isso Paulo buscava se alegrar e animar os outros seguidores de Jesus e podemos ver isso na sua carta em que mais menciona a alegria, Filipenses. Vejamos quão poderosa é a alegria que tem o Senhor como fonte:

                "O meu grande desejo e a minha esperança são de nunca falhar no meu dever, para que, sempre e agora ainda mais, eu tenha muita coragem. E assim, em tudo o que eu fizer, tanto na vida como na morte, eu poderei levar outros a reconhecerem a grandeza de Cristo. Pois pra mim VIVER É CRISTO, e morrer é lucro." Filipenses 1:20-21.

               "Pois ele tem dado a vocês o privilégio de servir a Cristo, não somente crendo nele, mas também sofrendo por ele" Filipenses 1:29              

O sentido da alegria cristã está em olharmos para Cristo, para sua cruz e o engradecermos tanto na nossa vida, quanto na nossa morte. O "viver é Cristo" nos torna plenos e aptos para passar pelo sofrimento seguros naquele que é a razão da nossa esperança, pois o amor dele nos anima. Uma alegria espiritual que não é afogada pelas tristezas inevitáveis dessa vida. Ela também nos faz bondosos e misericordiosos uns com os outros(Filipenses 2:1).

              "E não somente essas coisas, mas considero tudo como uma completa perda comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é,  conhecer completamente Cristo Jesus, meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e estar unido a ele. Eu já não procuro ser aceito por Deus por causa da minha obediência a lei. Pois agora é por meio da minha fé que sou aceito, essa aceitação  vem de Deus e se baseia na fé. Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos, e me tornar como ele na sua morte, com a esperança de que eu mesmo seja ressucitado da morte para a vida." Filipenses 3:8-11

O meu sucesso, meu dinheiro, meu emprego, minha saúde, meus relacionamentos, a minha vida ou tudo mais que antes era o meu foco, o meu tesouro, tudo isso é nada em comparação ao valor que Cristo tem pra mim agora. Esse é o pensamento do cristão. Deus vem e quebra todo o orgulho que temos em nós mesmos e em nossas conquistas e o substitui por uma alegria humilde e confiante em sua soberania. Temos o privilégio de viver unidos com nosso Senhor e de participar em seus sofrimentos. Essa alegria na vida dos servos é usada por Deus para transformar vidas, levando-as  a conhecê-lo.

Em seu livro "Em busca de Deus", John Piper mostra como a soberania de Deus é a base da nossa felicidade:
"Deus tem o direito, o poder e a sabedoria para fazer tudo o que o faça feliz. Nenhum dos seus propósitos pode ser frustrado. Por isso, Ele nunca tem deficiência nem necessidade. Nunca está de mau humor nem desanimado. Ele está sempre pleno, transbordante de energia para agir em favor do seu povo, que busca a felicidade nele."[1]

Deus deseja que seus servos sejam plenamente felizes, independentemente das circunstâncias em que eles se encontram. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o seu propósito(Romanos 8:28). Através de Jesus, o amor de Deus é nosso e que nada poderá nos separar desse amor. Somos entregues como ovelhas que vão para o matadouro, correndo perigo de morte o dia inteiro. Mas em todas essas situações somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou!(Romanos 8:37). Saibamos que Deus é a fonte da real alegria e que Ele é capaz de transformar mal em bem, tristeza em felicidade. Sua vontade é soberana e em favor de todos aqueles que procuram nele a sua esperança.

Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: Alegrai-vos! (Fl 4:4)

Nota:
[1] PIPER, John; Em Busca de Deus; Sheed Publicações

3 comentários:

  1. John Piper é sempre John Piper, né?
    Muito bom.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Você já conhece o pastor DEUSDETH?
    Ele é o estereótipo do " pastor de sucesso " de nossos tempos,
    Uma crítica aberta ao "evangelho" estranho que tem se pregado por aí,
    Neste post fazemos uma entrevista com o tal pastor,
    e você é convidado a ouvir e COMENTAR.

    COPIE E COLE NO NAVEGADOR:

    http://diariodoppastor.blogspot.com/2010/05/pod-cast-as-satiras-do-pastor-deusdeth.html

    Sorria e chore também.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica e peolo comentário. Vou visitar e conferir. Paz de Cristo!

    ResponderExcluir